• Alessandra Kuskoski Szupka

Clareamento dental: um sorriso iluminado.

Fim de ano é tempo de confraternização com o pessoal do trabalho, família e amigos. E para registrar esses momentos as fotos cheias de sorrisos inundam os feeds das redes sociais. Por isso, é comum que nesse período do ano a procura pelos clareamentos dentais aumente bastante nos consultórios odontológicos.



Os dentes tendem a ficar mais escuros ou amarelos com o passar dos anos pela associação de causas naturais a fatores diversos, como por exemplo, a má higiene bucal, o consumo de alimentos muito pigmentados, a ingestão regular de café, refrigerantes ou outras bebidas pigmentadas, cigarros, entre outros.


Seja qual for o motivo, a falta de um sorriso com aspecto saudável pode afetar a autoestima, deixando a pessoa mais introspectiva e, assim, a privando de aproveitar os bons momentos.


Mas, doutora, será que o clareamento é indicado para mim?

Possivelmente, sim. O clareamento dental pode ser indicado para pessoas adultas, desde que apresente condições dentárias e gengivais saudáveis.


Para saber como está a saúde do seu sorriso, é importante fazer uma avaliação com seu dentista de confiança e, se necessário, realizar todos os procedimentos para restaurar a saúde bucal antes de iniciar um procedimento para clarear os dentes.


Com esse diagnóstico em mãos, basta escolher o procedimento mais adequado para você. Existem dois tipos: o procedimento feito em consultório, ou o feito em casa, conhecido como “clareamento caseiro”, mais acessível.




O clareamento feito em casa possui um gel clareador igual ao usado pelo dentista no consultório, porém com uma concentração menor do princípio ativo, para evitar irritação nos tecidos moles da gengiva em caso de contato. É feito com o auxílio de moldeiras de silicone preenchida com o gel clareador e tem que ser aplicado todos os dias de 4 a 6 semanas ou de acordo com a indicação do dentista. O clareamento caseiro requer mais paciência porque leva mais tempo para chegar ao resultado esperado.


O procedimento de clareamento realizado em consultório utiliza um gel com concentração maior de ativo clareador e, em alguns casos, aplicação de laser. Os resultados surgem de forma mais rápida, geralmente com duas a três sessões, de 15 a 45 minutos cada, já traz o resultado esperado.


Independente de qual modalidade você escolha, o resultado é o mesmo: um sorriso iluminado e natural e muito mais autoconfiança, autoestima e qualidade de vida. Não só para aproveitar as confraternizações de fim de ano, mas também para não perder nenhum bom momento em todos os outros dias do ano.


Gostaria de saber mais sobre este assunto? Então entre em contato e venha falar comigo.


Alessandra Kuskoski Szupka

Especialista em Ortodontia

CRO-PR 21.270



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo