background-waves-white-banner-site-amo-m

Ortodontia preventiva e interceptativa.

Aparelho ortodôntico removível crianças e adolescentes

A Ortodontia Preventiva ou Interceptativa é um tipo de ortodontia faseada, que permite a intervenção nas mal-oclusões em crianças assim que são detectadas, na fase mais inicial possível e com o objetivo de evitar um desenvolvimento craniofacial incorreto em adultos.

 

Além de melhorar a aparência e a autoestima, a Ortodontia Interceptativa atua na maneira como a criança mastiga, sorri e limpa os dentes, pois os desalinhamentos decorrentes da mal-oclusão podem dificultar a escovação e o uso do fio dental. Isso pode resultar em cárie dentária e doença periodontal.

 

Nesses casos, os dentes salientes, ainda, são mais propensos a lascar acidentalmente. Um crescimento desfavorável e um desgaste dentário desigual também podem resultar na mordida cruzada, enquanto os hábitos de empurrar a língua e impedimentos de fala podem ocasionar mordidas abertas.

 

Para evitar incidentes indesejados e para o alinhamento adequado da mordida e dos maxilares, agende uma avaliação e verifique, o quanto antes, a formação de dentes dos seus filhos. Isso vai garantir o alinhamento dentário correto e o crescimento ósseo favorável.

Dentista Ortodontia tratamento para crianças e adolescentes bruxismo

Sorriso bem cuidado
para vida toda.

No passado, o conhecimento científico indicava que as crianças deveriam começar o tratamento ortodôntico a partir de 12 a 14 anos, uma vez que todos os dentes permanentes se encontram em erupção nesse momento. Em situações de apinhamento dentário, o procedimento comum era extrair um dente para corrigir esse problema de mordida. No entanto, pesquisas atuais afirmam que todas as crianças devem ser avaliadas pelo ortodontista até os sete anos, quando o primeiro conjunto de molares permanentes entrou em erupção. O tratamento de crianças em idades mais precoces, entre cinco e 11 anos, irá tirar proveito do processo de crescimento contínuo e será mais compatível e receptivo em diversos aspectos. Com a Ortodontia Preventiva ou Interceptativa, menos dentes serão extraídos, e os resultados serão muito melhores.

Dentista Ortodontista Ortodontia Curitiba Clinica Consultório Crianças e Adolescentes Aparelhos Saúde Bucal
Saúde bucal estética sorriso criança e adolescente Clinica Consultório Dentista Ortodontista Especialista Curitiba

É importante lembrar, apenas, que a Ortodontia Preventiva ou Interceptativa é a primeira fase. Não pode impedir a necessidade de outros tratamentos ortodônticos em anos seguintes, mas pode minimizar a complexidade dessa segunda fase do tratamento, que começará quando todos os dentes permanentes estiverem em erupção, por volta de 12 a 14 anos.

 

A segunda fase terá uma duração menor, uma vez que haverá correções mais reduzidas a serem feitas, inclusive no desenvolvimento esquelético. Este período também é usado para corrigir problemas resultantes de hábitos orais ruins, tais como a sucção de chupeta ou do polegar persistentes em crianças depois dos três anos.